Requisitos
✓ A conta de e-mail deve estar criada no seu cPanel
✓ O domínio da conta de e-mail deve estar apontado e propagado, ou seja, funcionando com o DNS correto
✓ Você deve possuir uma conta de e-mail @gmail
Primeira ETAPA - Configurar o envio de e-mails
Passo 1: No painel do Gmail, no canto superior direito da tela, clique sobre o ícone de engrenagem e depois em Configurações e ver todas as Configurações
Passo 2: Clique em Contas e importação e depois em Adicionar outro endereço de e-mail
Passo 3: Na nova janela, preencha os campos conforme indicado:
- Nome: Informe um nome ou o endereço de e-mail que você quer adicionar
- Endereço de e-mail: Informe o o endereço de e-mail que você quer adicionar
- Deixe marcada a opção Tratar como um alias
Depois clique em Próxima etapa
Passo 4: Preencha os novos campos, conforme indicado abaixo:
- Servidor SMTP: Insira no formato: mail.seudominio.com.br
- Porta: selecione 587 (Sem conexão SSL) ou 465 (Com conexão SSL)
- Nome de usuário: Informe o endereço de e-mail completo, formato: [email protected]
- Senha: Informe a senha da conta de e-mail
- Conexão Segura: Escolha por TLS (Recomendado) - Se não funcionar volte a esta tela e altere para SSL
Depois clique em Adicionar conta ( O usuário e senha devem estar corretos )
Passo 5: Será necessário confirmar a existência da conta de e-mail
Escolha confirmar conta no link enviado no e-mail inserindo o código de confirmação
Passo 6: Acesse o Webmail da sua conta de hospedagem
Depois, clique no e-mail que o Gmail enviou, cujo assunto é “Gmail Confirmação – Enviar e-mail como [email protected]”
Passo 7: No e-mail de confirmação, clique no link ou utilize o código de confirmação
Pronto: Após a confirmação será possível enviar e-mails @seudominio.com.br através do Gmail
Segunda ETAPA - Configurar o recebimento de e-mails
Passo 1: No painel do Gmail, no canto superior direito da tela, clique sobre o ícone de engrenagem e depois Configurações
Passo 2: Clique em Encaminhamento e POP/IMAP,
- Marque a opção Ativar POP para todos os e-mails (mesmo os que já foram baixados)
- Depois clique em Salvar alterações
Terceira Etapa: Como importar os e-mails do Webmail para o Gmail
Depois de configurar o envio e o recebimento de e-mails (Etapa 1 e 2), é possível importar os e-mails do Webmail para o Gmail:
Passo 1: No painel do Gmail, no canto superior direito da tela, clique sobre o ícone de engrenagem e depois clique na opção Configurações
Passo 2: Clique em Contas e importação e em seguida em Importar mensagens e contatos
Passo 3: Na nova janela, em "De qual conta quer importar", insira a conta de e-mail e clique em Continuar
Quarta Etapa: Preencha os novos campos conforme indicado:
- Insira a senha de [email protected]: digite a senha da conta de e-mail (@seudominio.com.br)
- Nome do usuário POP: digite o endereço de e-mail (@seudominio.com.br) completo
- Servidor POP: Por padrão estará preenchido, mas é possível alterar para o nome do servidor da sua hospedagem (Ex: "mail.nomedosite.com.br”)
- Porta: Use 110 (Sem conexão SSL) ou 995 ( Com conexão SSL)
- Se optou por usar Conexão com SSL marque a opção Utilizar SSL
Depois clique em Continuar
Quinta Etapa: Nesta etapa, marque as opções desejadas e depois clique em Iniciar importação
Sexta Etapa: Aparecerá uma mensagem na tela informando que os e-mails estão sendo importados, aguarde e clique em OK