O que são emails bounce

Bounce é o termo usado para indicar um erro de entrega ou rejeição no envio de emails. Ele é um forte indicador da qualidade da sua base de contatos e quanto mais bounces houverem pior é a qualidade da sua lista e maior o risco de ter a reputação de dominio prejudicada.

Quando você faz o envio de emails em grande quantidade algumas das mensagens de email enviadas podem ser devolvidas pelo servidor de destinatário, gerando o erro conhecido como "bounce".

Emails enviados podem gerar bounces por diversos motivos. Endereço de email inválido, inativo, caixa postal do destinatário cheia, servidor de email fora do ar, ou ainda, servidor do destinatário interpreta como spam ou como conteúdo potencialmente perigoso, entre outros.

Há dois tipos de bounces de email, os chamados Hard bounce e os Soft bounce.

1) O Hard bounce acontece quando um email foi enviado para um endereço de email que não existe mais. Isso pode acontecer por diversos motivos. O mais comum é que simplesmente as pessoas mudam seu endereço de email ao trocar de provedor de serviços e o endereço de email antigo é excluído. Outra razão muito frequente de Hard bounces é a mudança de emprego, no caso de emails corporativos quando um funcionário é demitido geralmente o e-mail é cancelado. Como cerca de 50% ou mais das listas de contatos tem como destino emails de contatos de clientes, empresas ou prospects essa causa de bounce é relativamente comum.

2) O Soft bounce ocorre quando um email é enviado para um endereço de email ativo, mas a mensagem enviada apenas não pode ser entregue. Muitas vezes, o problema é temporário, como servidor de email inativo ou a caixa de correio do destinatário está cheia. Nestes casos o email pode chegar no servidor do destinatário e ser entregue mais tarde, ou o programa de email do remetente pode tentar entregar novamente em intervalos de tempo regulares.

Aconselhamos que faça uma checagem em sua lista, verifique se estão sendo respeitadas as leis contra spam, e se preciso, contrate um empresa especializada para fazer seus envios. Lembre-se que servidores de e-mail como Gmail, Outlook/Hotmail, Yahoo, entre outros, classificam o domínio do remetente de campanhas com altas taxas de Hard bounce como um spammer e isto é altamente prejudicial para futuros envios.

Enfim, o email marketing é uma ferramenta poderosa de comunicação direta com o consumidor, mas que deve ser monitorada bem de perto. Isso porque, um percentual elevado de Hard bounces pode comprometer a reputação da sua empresa e prejudicar o envio de futuros emails. Se os seus emails têm um elevado percentual de rejeição, você precisa rever a sua lista de contatos e, até mesmo, mudar a forma de atrair seus potenciais clientes.

  • 458 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?